Profissionalidade Pedagógica


Caracterização da Escola 

    Seguidamente iremos focar a caracterização da Escola. É pertinente o estudo do estabelecimento, logo após o estudo do meio, porque após adquirir uma percepção do meio envolvente, cabe ao professor perceber a forma como o estabelecimento se integra nesse meio e de que forma se encontra organizada. Só assim, poderemos realizar uma prática educativa de qualidade.

    A pertinência do estudo da instituição escolar tem como objectivo construir um melhor conhecimento desta, conhecer o seu funcionamento, a forma como se organiza, a conservação das instalações, etc. Portanto é de extrema relevância que neste estudo possamos ter um olhar crítico para começarmos a entender esta mesma realidade, sabendo de antemão que “uma boa organização é essencial para uma boa formação” (Ministério da Educação, 2002).

    Para além destas características da escola, este estudo é interessante na medida em que ficámos a conhecer um pouco das regras que existem e que são muito particulares a cada escola, regras estas que pudemos observar e reflectir em contexto de estágio. Regras, que na nossa perspectiva, podem sempre ser inovadas, actualizadas ou modificadas sempre que necessário à medida que o tempo passe, e se vão notando falhas, cabendo ao professor estar preparado para toda e qualquer situação.

    Do nosso ponto de vista, só depois deste estudo e desta reflexão aprofundada acerca da escola é que qualquer professor poderá actuar e exercer as suas funções com qualidade, nunca deixando de incluir os alunos, pois eles tão são uma parte importante da mesma.