Profissionalidade Pedagógica


Modelo de Estrutura de Conhecimentos (MEC)

    Este é também um documento importante que deve constar do portfólio do futuro professor. Desta forma, pensamos fundamental definir o que entendemos por estruturas de conhecimentos, isto é, um meio para simplificar informação, para gerar novas proposições e para aumentar a possibilidade de manipulação de um corpo de conhecimentos. Por outro lado, é ainda importante referir o que se entende por Modelo de Estrutura de Conhecimentos, o MEC, sendo este um ponto importante de reflecção sobre um pensamento transdisciplinar: identificando as habilidades técnicas e tácticas de uma modalidade e mostrando como conceitos das ciências do desporto influenciam o processo de ensino. Pretende ainda mostrar como uma matéria é estruturada, identificar essa estrutura e servir-se dela como guião para o ensino / treino  da modalidade em questão. Este Modelo divide-se em três grandes fases, nomeadamente, a Fase de Análise; Fase das Decisões e Fase de Aplicação.

    Este documento pretende ser um instrumento vivo, actuante e em evolução, numa altura em que é cada vez mais importante reflectir sobre o papel da Educação, designadamente da Educação pelo movimento, num Mundo em acelerada mudança.   

    Deverá existir um MEC geral e diversos MEC específicos de cada modalidade.